terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CORREDORES EXCELENTES NA MARATONA CRISTÃ

A maratona é a mais longa, desgastante e difícil prova olímpica. São mais de 42 Km de distância que devem ser percorridos com esforço e garra tendo em vista o prêmio. Essa prova é uma homenagem a Filípides que, correu sem parar por volta de 42 Km para avisar o povo ateniense da vitória de seus guerreiros. Essa corrida é significante por que os inimigos haviam declarado explicitamente que se vencessem a guerra escravizariam os filhos e abusariam das mulheres atenienses. Os guerreiros atenienses ajuntaram o povo e firmaram o compromisso de que se em um determinado prazo eles não chegasem vitoriosos as mulheres deveriam sacrificar seus filhos e se suicidarem. Eles venceram a guerra, mas o prazo estava se esgotando e o único modo de as mulheres não cometerem uma chacina era alguém chegar a tempo e avisar da vitória. Filípides foi enviado e chegou a tempo e avisou da vitória e morreu, de tão desgastante que foi a caminhada. Foi homenageado depois de alguns séculos com o estabelecimento da Maratona. Reconheceram a excelência do corredor.
    Nós, cristãos, somos vocacionados por Deus para sermos corredores excelentes na maratona cristã. Somos vocacionados para sermos os "Filípides" da fé. Em Hebreus 12 o autor assevera que a carreira cristã foi proposta para nós por Deus e que devemos corrê-la com excelência. Ele diz: "corramos com perseverança a carreira que nos está proposta". Da mesma forma o Apóstolo Paulo afirma em sua carta aos Coríntios: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis". A  força que é empreendida pelos atletas que buscam um prêmio corruptível deve ser exemplo para nós para que empreguemos força maior em prol de um prêmio incorruptivel. A disposição para essa maratona é essencial para mostrar que somos, de fato, corredores vocacionados. Mas, não basta ser apenas corredores. Devemos ser corredores excelentes. Que ultrapassam seus limites. Que batem suas marcas.
    A disposição para essa maratona não é meio para salvação , mas evidenciação de salvação.  A excelência nessa carreira deve ser motivada pela gratidão e não pela ambição. O foco deve estar superficialmente no prêmio e enfaticamente na graça de Deus em enviar o Autor e consumador de nossa fé.  
   Corramos excelentemente a carreira que Deus nos propôs! Tendo em vista o prêmio que nos aguarda, mas focalizando o Cristo que venceu.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário